<$BlogRSDUrl$>

09/06/2004

Correio 

De uma leitora recebi a seguinte mensagem:


No Blog do Manuel Cabeça, intitulado "da escola" descobri, há uns tempos, esta
critica sobre a "Loja dos Sonhos" (http://www.cm-evora.pt/lojadossonhos). A
data do Post é de 26 de Março de 2004.

http://daescola.blogs.sapo.pt/arquivo/087996.html

"...de autocarro
a CM de Évora criou um autocarro designado qualquer coisa, lamento o facto de
não ter fixado a sua correcta e adequada designação, de loja dos sonhos.
Conciste num autocarro recuperado, estão lá as imagens para o provar,
transformado agora em passeio para as criancinhas e professores poderem
usufruir de recursos multimédia.
Pergunto eu que sou apoiante de José Ernesto e Fernanda Ramos, desculpem lá:
qual é a política educativa autárquica? quais os seus objectivos? este recurso
insere-se em que estratégia? articula-se com o quê?
Os meus filhos adoraram, como as velhinhas que, à minha frente subiram para o
autocarro, também adoraram. ostava é de perceber qul o projecto ou programa
educativo da minha autarquia. (Estou certo que o meu desconhecimento é de
minha responsabilidade, decorre da minha pouca atenção o facto de eu não o
conhecer)."

Esperei para ver.

Este fim de semana, finalmente, a "Loja dos Sonhos" esteve na minha terra,
Nossa Senhora de Machede, e preparei-me, com os meus filhos para visitá-la,
uma vez que sabia e conhecia estas visitas noutras freguesias.
Para minha surpresa, quando lá cheguei estava a fechar, ou seja, estava de
abalada porque terá havido uma mudança de horário e permaneceu apenas 2,5
horas. Tentei saber mais pormenores porque nem acreditei no que tinha acabado
de ouvir e disseram-me que tinha sido decisão da responsável do serviço de
educação da CME.
Soube então que o Manuel Cabeça tem razão e que a "Loja dos Sonhos" não deve
passar do tal "passeio para as criancinhas" e que faz calendário como mais
convém aos responsáveis autarquicos.
Concluíndo, ou a "Loja dos Sonhos" está a morrer ou as freguesias CDU não
merecem a mesma atenção das restantes.

PS: De facto a Sr.ª Vereadora Fernanda Ramos só pode estar doente, como,
segundo os murmúrios da Cidade, referiam na mensagem do Mais Évora de 4 de
Junho. Quem é que não adoece com tanta obstrução. Sr.ª Vereadora Fernanda
Ramos tem sido a única responsável que, há sua boa maneira de ser, tem
mostrado algum trabalho útil para as pessoas. Também esta iniciativa foi dela
e, bastou a sua ausência, para que também esta morra.
Na mensagem do Mais Évora de 4 de Junho, falou-se d Escola Básica da Zona
Norte da Cidade, que, por alegadas dificuldades financeiras do município, não
avançou. Acho que os munícipes deveriam tentar saber quanto custa uma escola e
concluír que certos orçamentos para novelas televisivas superam esse
orçamento. Será difícil perceber que a escola é para os de cá, que são quem
vota nas urnas?


Relativamente a este assunto apenas tenho para dizer que o ensino ainda é a coisa mais importante que temos no nosso país, e fazer obstrução à progressão e desenvolvimento do ensino é na minha opinião inaceitável. Acho que todos nós queremos o acesso ao ensino, pois ele é o grande propulsionador de sabedoria e conhecimento, para nós e para as gerações futuras, e qualquer acto que atrase essa progressão é sempre condenável.

This page is powered by Blogger. Isn't yours?