<$BlogRSDUrl$>

11/06/2004

Vias circulares 

Acerca do recente post do blog Mais Évora gostaria de mostrar a minha opinião em relação ao assunto que lá é tratado, apesar de concordar com quase todo o artigo na integra, apenas discordo num ponto. Quando se refere que a substituição da calçada de cubo de granito por asfalto irá proporcionar velocidades mais elevadas, acho que se tomarem as devidas precauções em termos de segurança essa situação poderá ser evitada (semáforos controladores de velocidade, entre outros). Um troço da circular às muralhas que precisava de uma intervenção é o que liga as bombas da BP à Lagril, pelo que se vê nos espaços adjacentes a esse troço é possível duplicar-se essa via de modo a que brevemente no futuro toda a circular às muralhas fosse em via duplicada com espaços adjacentes requalificados. Mas para esta duplicação ser possível era necessário proceder-se à demolição desses "quintais" vergonhosos que actualmente tapam as vistas sobre a muralha e que provocam uma imagem super degradante mesmo em frente do património da cidade, assim como a construção do novo hospital regional para se retirar das traseiras do hospital do Espírito Santo e do hospital do Patrocínio espaço para se poder alargar a referida via. Desde a saída das portas dos prédios da Avenida S.João de Deus até à faixa de rodagem existe ainda uma distância considerável que no futuro poderia permitir doar espaço para a duplicação desta via. E outro promenor é o da completa asfaltização da envolvente do centro histórico de modo a destacar ainda mais as suas entradas, como acontece actualmente nas portas da Lagoa, Aviz e Rampa do Seminário, em que pelo próprio piso é possível vermos se estamos "in" ou se estamos "out".
Podemos constatar na acta de 10 de Dezembro de 2003 que a Câmara poderá estar a preparar a retirada da calçada da Avenida Batalha do Salado na Tapada, para a substituir por asfalto. Estes habitantes da Avenida S.João de Deus não terão também o mesmo direito. E acho que aqui o volume de tráfego é bem superior ao da outra avenida.
Agora um pequeno aparte: a avenida que liga as portas do Raimundo à Lagril é de via duplicada e de calçada, mas esta via e na minha opinião, claro, acho que a largura das vias não é muito generosa, pois a fazer a curva da Epral não é quase possível um ligeiro estar ao lado de um pesado, e para agravar ainda mais existe estacionamento longitudinal à via mesmo pegado, o que dificulta ainda mais a manobra de um pesado que circule na faixa da direita. Acho que é pena porque a sua construção foi há bem pouco tempo, e poderia ter-se previsto nessa altura o que acontece hoje. Deveria de se ter dado mais largura à via e ter-se optado pelo asfalto em vez de calçada, apesar do contraste patrimonial com a muralha e a Ermida de S.Brás, pois acredito que quem ali more sofra realmente com o ruído provocado pelo trânsito.

This page is powered by Blogger. Isn't yours?